Seguro de Vida: Individual e Empresarial
Individual
O seguro de vida individual é um seguro que garante ao segurado ou ao seu beneficiário em caso de Invalidez Permanente Total e Parcial por acidente, Invalidez Total por Doença, Morte por qualquer causa de acordo com o capital segurado.
Empresarial
O seguro de vida para média e pequenas empresas é um seguro simplificado que oferece várias garantias de uma apólice fácil de contratar por ser coletiva, a apólice tem custos menores. Assim, seus funcionários desfrutam de um seguro com preço mais acessível e sua empresa passa a oferecer um benefício que ajuda a aumentar a produtividade.
Qualquer empresa legalmente constituída pode contratar o seguro com os capitais seguráveis desejado até o limite máximo de capital que a seguradora oferece, basta então escolher as seguintes de contratação que garante indenização aos beneficiários.
Opções:
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Invalidez permanente total e parcial por acidente e invalidez total por doença.
Razões para fazer um seguro de vida
- Se não tem ninguém a seu encargo torna-se desnecessário fazer um seguro de vida. No entanto, se os seus filhos, cônjuge ou família dependem de si financeiramente o caso é totalmente diferente. Em caso de acidente, invalidez ou mesmo morte, o capital do seguro será um substituto na ausência de rendimentos, sendo atribuído aos beneficiários por si indicados.
- Os compromissos financeiros constituem uma forte razão para adquirir um seguro de vida. É uma exigência dos bancos, como garantia de crédito. O caso dos empréstimos para a compra de habitação é um exemplo, onde os bancos exigem a realização de um seguro de vida temporário, renovável anualmente até ao final do empréstimo. Com o seguro de vida o valor a pagar pelo empréstimo é reduzido. Nesta situação o agregado familiar não está envolvido.
Dicas para fazer um seguro de vida
- Pense quais os elementos da família devem ser segurados, incluindo os que possam causar problemas se ficarem privados de rendimentos.
- Quando escolher a seguradora analise a capacidade financeira e a credibilidade dessa empresa (ela pode ser a garantia da sua família), tenha em conta qual o tipo de seguro mais indicado para si e qual o montante certo (equacione os gastos anuais do agregado familiar, tentando cobrir esse valor).
- Tenha em atenção que nem tudo está incluído num seguro de vida: doenças já existentes, corridas de velocidade e desportos radicais são alguns exemplos de exclusão neste tipo de seguro.